BICITOUR BLOG

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Palmas, Ponte alta de tocantins,Cachoeira da Velha

Palmas, cidade centro da região, organizada e rica com muitas cachoeiras e simplicidade, povo acolhedor, faltavam 5 horas para nosso micro levar ate Ponte alta de Tocantins, matamos o tempo na rodoviária ate com uns cochilos, 6 hs estávamos embarcando as bike em micro que faria paradas em varias cidades para troca de passageiros, muitos receptivos as pessoas davam dicas sobre cidades e pontos para conhecer.

Chegada a Ponte Alta

distancia de palmas 186km percurso em 6 hs, valor R$ 20, já na cidade de Ponte alta decidimos montar as bike e procurar um almoço leve para continuar o pedal rumo a Fazenda Santini ultimo apoio antes da cachoeira da velha sendo 45km.

Fazenda Santini


Trabalho manual do Capim Dourado

O casal de caseiros recebeu a gente com muita amabilidade e chegamos encima do por do sol com os últimos raios de luz, a família simples dedica-se a trabalhar o " Capim Dourado" alem de cuidar das tarefas da fazenda.
A moça trabalha o capim e o moço tira uma ceda da palha de coqueiro para amarrar o capim

Fazenda Santini

Família de Caseiros da Fazenda Santini

Destino Cachoeira da Velha

Acordamos cedo, barracas desmontadas e cafe reforçado partimos rumo a cachoeira tendo no a 20km uma parada estratégica no"Rio Vermelho" com água cristalina de refrescante.

Parada no Rio Vermelho

Gruta Sussuapara
A gruta tem magia muita água entre paredões de roca com mais de 15 mts de altura.
Já no final da tarde e depois de muita areia no caminho com mais 43 km pedalado chegamos ao camping do nosso anfitrião Pablo do Garimpo, a 3km da entrada pela fazenda que foi do Pablo Escobar.

Gruta

Trilha Cachoeira da Velha

Prainha I

Prainha II

Camping do Paulo do Garimpo

Rio na beira do Camping


Cabana para montar as Barracas no Camping

Fazenda Pablo Escobar 
entrada para cachoeira da velha a 9km de distancia, a fazenda tem ate pista de avião e todas as mordomias que vinham da Colômbia, a uns 20 anos depois de ser preso mais de 40 traficantes na fazenda funcionou uma pousada sem muito sucesso turístico, bem poderia hoje ser apoio para IBAMA tendo toda estrutura pronta e precisando de cuidar da região que aos poucos esta sendo explorada com agro e pecuária.

Cachoeira da Velha, muito bem cuidada com trilha sobre deck de madeira tendo um belisimo visual de cima e por baixo uma trilha que leva a  "Prainha"





Cachoeira da Velha









Um comentário:

  1. Olá, poderia me informar qual a distância entre a cidade de Ponte Alta a Cachoeira da Velha? Obrigado!

    ResponderExcluir